Conheça os cuidados que idosos devem ter contra a Covid-19.

  • admin
  • março 13, 2021
  • Nenhum comentário

A pandemia do coronavírus se instalou no mundo e transformou a maneira como encaramos a nossa rotina. No trabalho, na escola, em casa ou na rua: agora, temos cuidados especiais que devem fazer parte do dia a dia a fim de evitar o contágio e a propagação da doença.

Nesse sentido, o chamado grupo de risco precisa de atenção redobrada – é o caso dos idosos. Hoje, vamos descobrir por que as pessoas com mais de 60 anos estão mais suscetíveis à Covid-19 e reforçar quais hábitos são indispensáveis durante a quarentena.

Por que os idosos são mais vulneráveis ao coronavírus? 

De maneira geral, os idosos costumam ser mais frágeis quanto a doenças infectocontagiosas, como a Covid-19. Alguns fatores comuns à terceira idade influenciam diretamente na forma como o organismo reage aos vírus, o que faz com que essas pessoas estejam entre as mais afetadas pelo contágio. 

São alguns deles:

  • Por conta da idade, o sistema imunológico de idosos pode não reagir da maneira mais adequada contra a Covid-19.
  • Os pulmões e mucosas se tornam mais vulneráveis a doenças virais com o avanço da idade.
  • Pelo tempo, as vacinas tomadas na juventude já não são tão eficazes, portanto, há menos anticorpos no organismo.
  • Engasgos e o costume de levar as mãos à boca são comuns nessa fase da vida, o que aumenta o risco de contrair a doença.
  • Idosos vão com mais frequência a hospitais e, por isso, ficam expostos a micro-organismos.

Quais cuidados são necessários para esse grupo?

Dados de especialistas apontam que o coronavírus pode ser quase sete vezes mais letal em quem possui mais de 80 anos, mas quem está na terceira idade como um todo, deve tomar certas atitudes para se preservar do coronavírus.

Estar com as vacinas em dia

Com a vacinação atualizada, o organismo é capaz de se proteger e manter os anticorpos em alta, o que é fundamental para uma resposta rápida e eficiente em caso de contágio.

Controlar diabetes e outras enfermidades

Caso o idoso seja diagnosticado com diabetes, doenças cardíacas e outras condições que podem agravar um quadro de Covid-19, é preciso fazer o acompanhamento adequado com as medicações indicadas.

Manter o corpo em movimento

Mesmo em casa, não fique parado. A prática constante de exercícios é uma aliada no combate ao coronavírus, pois fortalece o corpo e a mente, além de contribuir para a melhora na imunidade do organismo.

Evitar ir a hospitais

Sempre que possível, é bom evitar idas a hospitais. Nesse sentido, a não ser que seja extremamente necessário, é melhor ficar em casa e adiar consultas e exames que podem ser realizados quando a pandemia estiver controlada. Dessa forma, a exposição à Covid-19 é diminuída.

Ficar atento aos cuidados gerais

Esta é uma recomendação que vale para todas as faixas etárias: lavar bem as mãos, higienizar objetos com álcool em gel, evitar o uso de roupas sujas, não levar as mãos à boca ou aos olhos, usar a máscara de proteção se precisar sair de casa, manter o isolamento social e evitar aglomerações. Cada atitude, por mais que pareça pequena, pode salvar vidas.

Por fim, deixamos um recado importante para os cuidadores e familiares que convivem com idosos: é fundamental que essas pessoas redobrem seus hábitos de higiene e prevenção e só entrem em contato com os mais velhos quando estiverem certos de que não foram expostos à Covid-19.

Atendimento ao Cliente: 0800 883 6052

Comercial: (27) 2180-0366

Atendimento ao Cliente: 0800 883 6052

Comercial: (27) 2180-0366

Copyright 2021 © Best Senior.