O que posso fazer para ajudar uma pessoa com Alzheimer?

  • admin
  • março 13, 2021
  • Nenhum comentário

A doença de Alzheimer atinge cerca de 10% das pessoas com mais de 65 anos e 25% das que possuem mais de 85 anos. Por ser comum nessa fase da vida, é importante conhecer como a doença se desenvolve e, claro, como auxiliar alguém que esteja enfrentando o quadro. 

Historicamente, o Alzheimer é progressivo e provoca uma deterioração das funções cerebrais, sendo a perda de memória, da linguagem, da razão e da habilidade de cuidar de si mesmo algumas de suas consequências.

Neste artigo, vamos ficar por dentro das fases de evolução da doença e descobrir o que pode ser feito para contribuir com o bem-estar e com o cuidado de quem é diagnosticado com Alzheimer.

Fase 1 – Inicial

Nesta fase, o paciente pode ter lapsos de memória como esquecer o endereço onde mora, em qual lugar colocou algum objeto, qual refeição realizou recentemente. Outros sintomas comuns são as mudanças na personalidade e no humor e o prejuízo das habilidades visuais e espaciais, que podem resultar em quedas.

Quem está próximo de alguém no estágio inicial do Alzheimer, deve ajudar no processo de conhecimento e aceitação da doença. A compreensão, o olhar atento e cuidadoso são fundamentais para tornar a vivência mais leve.

Fase 2 – Moderada

Quando o Alzheimer avança para a fase Moderada, as pessoas podem apresentar dificuldades na fala e na coordenação motora. Comportamento repetitivo, insônia, agitação e esquecimento de fatos importantes se tornam mais comuns. 

Esse estágio é o mais longo da doença e pode durar anos. Nesse momento, a atenção à segurança física, emocional e financeira dos pacientes se torna indispensável. Por isso, o acompanhamento constante e, se possível, com a ajuda de um cuidador profissional, pode oferecer mais qualidade de vida tanto para quem enfrenta o Alzheimer, quanto para aqueles que o cercam.

 

Fase 3 – Avançada

Aqui, o Alzheimer faz com que os pacientes resistam à execução de tarefas simples, como os hábitos de higiene pessoal e a alimentação. Além da dificuldade para se comunicar, a incontinência urinária e fecal, a perda da consciência e da memória recente também se tornam comuns. Fora isso, é preciso estar em alerta, pois há maiores riscos de infecções.

Nesse estágio da doença, é preciso intensificar os cuidados oferecidos na fase Moderada. Novas formas de comunicação, paciência, gestos claros e uma percepção minuciosa para a linguagem corporal podem ajudar a compreender melhor as necessidades da pessoa com Alzheimer.

Atendimento ao Cliente: 0800 883 6052

Comercial: (27) 2180-0366

Atendimento ao Cliente: 0800 883 6052

Comercial: (27) 2180-0366

Copyright 2021 © Best Senior.